Vendido e entregue por Extra
Infelizmente não temos estoque do produto que você está procurando no momento.
Por que Foucault? oferece uma análise de novas diretrizes na pesquisa educacional, enfatizando a utilização, aplicação e desenvolvimento da obra de Michel Foucault. Os capítulos deste livro vão além do nível introdutório e expositivo, explorando novos temas e aplicações à teoria, ao programa de ação, à prática e à política educacionais. O livro apresenta uma perspectiva internacional, destacando os mais recentes trabalhos realizados na área da educação sobre a obra de Foucault e a perspectiva de destacados pesquisadores internacionais, todos com extenso número de publicações sobre a obra do filósofo francês.
Sumário
Prefácio
1. Introdução: Por que Foucault? novas diretrizes para a pesquisa educacional
Michael A. Peters e Tina Besley
2. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização
James D. Marshall
3. Liberdade e disciplina: transformaçõesna punição pedagógica
Ludwig A. Pongratz
4. Pedagogia e cuidado de si nas relações mestre-aluno na Antigüidade
Thomas Coelen
5. Foucault, o falar a verdade e as tecnologiasdo eu: as práticas confessionais do eu e das escolas
Tina Besley
6. Paradoxo de capacidade e poder: ontologia crítica e o modelo de desenvolvimento da infância
James Wong
7. Assistência social como “governo”: uma perspectiva analítica do pode
Fabian Kessl
8. O “intra-empreendedor” e a “mãe”: estratégias de “fomento”
e “desenvolvimento” do empreendedor de si no
desenvolvimento organizacional e na ação afirmativa
Susanne Maria Weber
9. Pensando a governamentalidade “a partir de baixo”: o trabalho social e os movimentos sociais como atores(coletivos) em ordens movíveis/móveis
Susanne Maurer
10. Somente o amor pela verdade pode nos salvar: falar a verdade na universidade (mundial)?
Maarten Simons e Jan Masschelein
11. Foucault: A ética da autocriação e o futuro da educação
Kenneth Wain
12. Pesquisa educacional: os “jogos da verdade” e a ética da subjetividade
Michael A. Peters
13. Uma política educacional criticamente formativa: Foucault, discurso e governamentalidade
Robert A. Doherty
14. Invocando a democracia: a concepção de Foucault (com insights retirados de Hobbes)
Mark Olssen
Índice