Vendido e entregue por Extra
Infelizmente não temos estoque do produto que você está procurando no momento.
Ferramenta indispensável para quem precisa
fazer algum tipo de pesquisa pela internet, o Google se tornou mais do que o
nome de uma empresa: virou sinônimo para busca, com a popularização mundial do
termo googlear. O desenvolvimento de outros produtos, como o Gmail, que
seduz usuários com sua promessa de capacidade ilimitada de correio eletrônico,
fez de Sergey Brin e Larry Page – os sócios-fundadores da Google Inc. – dois
nomes conhecidos em boa parte do planeta. Em Google – A história do negócio
de mídia e tecnologia de maior sucesso de nossos tempos, David A.. Vise e
Mark Malseed narram a trajetória da dupla desde a época em que se conheceram,
na Universidade de Stanford, e mostram como eles revolucionaram o acesso à
informação.
Para escrever o livro, os autores se
basearam em entrevistas, gravações em áudio e vídeo, documentos públicos e
privados, textos publicados na internet e e-mails. Ao todo, foram ouvidas mais
de 150 pessoas. A lista inclui funcionários e ex-funcionários da empresa,
investidores, concorrentes, parceiros, analistas financeiros de Wall Street,
executivos e diretores do Google, professores e administradores da Universidade
de Stanford, especialistas em tecnologia e cientistas, entre outros. Também há
depoimentos de amigos, familiares, colegas de turma e gente que conviveu
profissionalmente com Larry e Sergey. Como resultado do trabalho, no qual a
ferramenta Google foi bastante usada, os leitores encontram uma obra focada
muito mais no aspecto humano da história do que no lado técnico.
Ao longo da narrativa, é possível descobrir
como, a partir da afinidade intelectual entre Larry Page e Sergey Brin, nasceu
uma empresa sólida, que só registrou crescimento desde a sua fundação, em 1998.
Tendo como base o desejo de armazenar todo o conteúdo da internet e o
desenvolvimento de um programa chamado PageRank, os dois conseguiram colocar no
mercado uma ferramenta de busca tão eficiente que deixou para trás concorrentes
como AltaVista e até mesmo a gigante Microsoft. Seguindo à risca o lema
"Não seja mau", o Google criou uma nova filosofia de negócio,
defendida com afinco por seus fundadores e pelo CEO Eric Schmidt. Graças a uma
forma diferente de pensar – todos os funcionários podem dedicar 20% do seu
tempo de trabalho para projetos independentes – foram lançados produtos de
sucesso como Google News, voltado para busca de notícias, e Froogle, específico
para compras online. Os planos para o futuro da corporação incluem dois
projetos em andamento: a expansão para a China e a cooperação com o projeto
Genoma, de mapeamento de genes.
No fim do livro, três apêndices trazem mais
informações sobre o Google. O primeiro deles reúne 23 dicas que ajudam os
usuários a fazerem buscas mais precisas utilizando a ferramenta. Entre os
conselhos, como regular o filtro SafeSearch, que serve para censurar
páginas de pornografia, por exemplo; a maneira de transformar o Google em uma
agenda telefônica, um tradutor de textos ou um dicionário; e truques para
refinar ainda mais a pesquisa. No segundo apêndice, os leitores encontram um
modelo de teste de aptidão para os laboratórios da empresa, enquanto o terceiro
apresenta mais dados sobre as finanças da companhia.