CasaTema

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Fruto do trabalho de um curso de gestão empresarial focado em empreendedorismo, a CasaTema começou a ser desenhada em 2008 por três colegas de sala que identificaram uma grande oportunidade em um nicho ainda pouco explorado no mercado brasileiro: a venda de móveis infantis pela internet.

Passados dois anos do final do curso e com o projeto em mãos, Leandro Varela, atual sócio e proprietário da loja, conseguiu, então, tirá-lo do papel. Nesse período se dedicou a muita pesquisa de mercado e negociações com fornecedores para chegar a um formato comercialmente viável e que possibilitasse um retorno financeiro interessante.

O modelo de negócios da CasaTema consiste na venda de móveis em madeira com desenhos exclusivos e direcionados para o público infantil, feitos em uma seleção restrita de fábricas e que permitem tal flexibilidade no desenvolvimento de novos produtos.

“Assim conseguimos renovar o nosso portfólio com frequência, trazendo novidades e nos aproximando cada vez mais do tipo de produto que nosso cliente procura”, diz Varela.

A CasaTema, hoje com 3 anos de mercado, ostenta um crescimento exponencial em seu mercado, parte dele em função de sua atuação junto ao Extra Marketplace. A parceria, iniciada em julho de 2013, já representa cerca de 40% do seu negócio e trouxe um aprendizado importante: ao contrário do que Leandro imaginava, os produtos mais vendidos em seu site não são os mais vendidos no Extra.

Enquanto o foco da CasaTema segue em produtos infantis, o público do Extra busca alternativas em camas de solteiro e casal - fato rapidamente assimilado pela equipe da loja e direcionado para suas fábricas parceiras. Assim, seu desenvolvimento de novos produtos se divide em itens para a própria loja e outros com mais potencial no Extra.com.br.

Perceber essa diferença no perfil e nas demandas dos clientes foi o grande fator de sucesso da operação de Leandro dentro do Extra Marketplace. Atualmente a loja possui o dobro de sortimento do que tinha antes de diversificar seus canais de venda, e a tendência é que esse número siga crescendo.

Assim como Leandro e a equipe da CasaTema identificaram uma grande oportunidade no Extra Marketplace, existem diversas outras a serem exploradas e que se encaixam nos mais diversos tipos de negócios. Como identificá-las? Basta uma gestão dos canais de venda comprometida, aprofundada e sempre focada no cliente.


MegaMamute

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Em agosto de 2008, se aproveitando da visão empreendedora e de oportunidades do mercado, A CEO Cristiane Bastos construiu a loja virtual que viria a se tornar referência em informática e hardware: nascia a MegaMamute.

O departamento de informática, não só com notebooks, monitores e impressoras, mas principalmente com componentes, gabinetes e placas de vídeo, é um velho conhecido do mercado brasileiro. Mercado esse, que no passado se acostumou a comprar desktops montados e configurados de acordo com o seu uso – muitos deles ultraespecializados, como os gamers. Concentrar esse público em um site de nicho não é uma tarefa fácil, e foi por esse caminho que a MegaMamute traçou sua estratégia.

Seis anos após o início das operações a MegaMamute obteve um vertiginoso crescimento em sortimento e vendas. A loja então se viu como destaque frente a um mercado muito competitivo, com diversos outros sites também focados no mesmo segmento. Chega então o desafio: como crescer ainda mais, dado que o público e seu site são conhecidos apenas dentro de um nicho? A resposta encontrada foi: explorar os marketplaces.

Segundo Carlos Alba, gestor da MegaMamute há três anos e responsável pela entrada da loja no Extra.com.br, a grande oportunidade identificada para que fosse decidido entrar em um marketplace foi justamente a possibilidade de aumentar o giro de itens que não são o foco do seu site, como telefonia e eletrônicos – departamentos em que vêm se destacando na operação do Extra.

Para cada negócio o Extra Marketplace pode representar uma oportunidade diferente. A MegaMamute viu a sua no aumento de giro para produtos que não são seu foco, mas para diversas outras empresas o importante é aumentar as vendas, e dessa forma, ganhar poder de compra com fornecedores, mídia oferecida pelo canal, ou associar a sua loja a uma marca confiável e com credibilidade no mercado, dentre diversos outros motivadores.

Passado quase um ano do início das vendas dentro do Extra.com.br, o marketplace já representa cerca de 30% do faturamento da MegaMamute. Nesse tempo, ajustes foram realizados na operação da empresa para suprir essa nova demanda, desde aumento da equipe e reorganização interna de atividades, além de integrações no sistema.

Hoje o Carlos, a Cristiane e toda a equipe da MegaMamute analisam o Extra.com.br como um canal de vendas eficiente, robusto e que, principalmente, converte. Possibilitou que a empresa acentuasse ainda mais sua curva de crescimento e se consolidasse no mercado como uma grande loja especializada em tecnologia. A Mega Mamute é semelhante a tantos outros lojistas com cases de sucesso, que também tiveram visão e tem o Extra Marketplace como um grande parceiro.


Que Cozinha

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O Que Cozinha nasceu com bom humor, criatividade, design e uma pitada de ousadia. É assim que Erick e Débora Santos descrevem o e-commerce que criaram há quase dois anos, unindo o know-how dele em lojas virtuais à experiência dela na área comercial de grandes varejos.

Focada em utensílios domésticos diferenciados e irreverentes, a loja foi criada quando o casal decidiu mudar de vida e empreender, traçando sua própria trajetória. Em viagens para os Estados Unidos e Europa, sempre de olho em coisas para casa, identificaram esse forte nicho de mercado com altas taxas de crescimento, mas ainda sem um grande representante no Brasil. Era a oportunidade certa.

Importados de diversas partes do mundo, os produtos vendidos pela Que Cozinha sempre foram apostas inovadoras, divertidas e funcionais, e rapidamente caíram no gosto do internauta brasileiro. Como uma das primeiras operações a ter seus produtos listados no Extra Marketplace, a loja se orgulha de seu passado recente, cuja operação manual rapidamente migrou para uma versão integrada com a sua plataforma – a VTEX – devido ao alto volume de pedidos.

Assim como o Erick e a Débora, diversos lojistas que operam no Extra Marketplace passaram pelo mesmo processo: iniciaram a venda de produtos no canal de forma manual para depois migrar para a versão integrada. Para facilitar esse processo de migração, nem sempre disponível na plataforma utilizada pela loja, a equipe de tecnologia do Extra disponibilizou sua API para desenvolvedores externos por meio do Portal para Desenvolvedores (desenvolvedores.extra.com.br). O Portal é hoje utilizado por grande parte das lojas que vendem no Extra, integrando atualização de preços, estoque, pedidos, dentre outras soluções.

Sendo uma loja integrada, a Que Cozinha desfruta de uma série de benefícios para a produtividade de sua operação, como XML para cadastro de produtos (ao invés do preenchimento manual de planilhas), pedidos que caem no fluxo da operação sem qualquer intervenção da equipe, promoções feitas no site e que são automaticamente replicadas para o Extra.

Agora, com dois anos de operação bem sucedida no Marketplace, o Erick está dobrando o seu sortimento, o que representa uma grande melhoria para o seu faturamento e consolidação da empresa em seu nicho.


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