MegaMamute
Em agosto de 2008, se aproveitando da visão empreendedora e de oportunidades do mercado, A CEO Cristiane Bastos construiu a loja virtual que viria a se tornar referência em informática e hardware: nascia a MegaMamute.
O departamento de informática, não só com notebooks, monitores e impressoras, mas principalmente com componentes, gabinetes e placas de vídeo, é um velho conhecido do mercado brasileiro. Mercado esse, que no passado se acostumou a comprar desktops montados e configurados de acordo com o seu uso – muitos deles ultraespecializados, como os gamers. Concentrar esse público em um site de nicho não é uma tarefa fácil, e foi por esse caminho que a MegaMamute traçou sua estratégia.
Seis anos após o início das operações a MegaMamute obteve um vertiginoso crescimento em sortimento e vendas. A loja então se viu como destaque frente a um mercado muito competitivo, com diversos outros sites também focados no mesmo segmento. Chega então o desafio: como crescer ainda mais, dado que o público e seu site são conhecidos apenas dentro de um nicho? A resposta encontrada foi: explorar os marketplaces.
Segundo Carlos Alba, gestor da MegaMamute há três anos e responsável pela entrada da loja no Extra.com.br, a grande oportunidade identificada para que fosse decidido entrar em um marketplace foi justamente a possibilidade de aumentar o giro de itens que não são o foco do seu site, como telefonia e eletrônicos – departamentos em que vêm se destacando na operação do Extra.
Para cada negócio o Extra Marketplace pode representar uma oportunidade diferente. A MegaMamute viu a sua no aumento de giro para produtos que não são seu foco, mas para diversas outras empresas o importante é aumentar as vendas, e dessa forma, ganhar poder de compra com fornecedores, mídia oferecida pelo canal, ou associar a sua loja a uma marca confiável e com credibilidade no mercado, dentre diversos outros motivadores.
Passado quase um ano do início das vendas dentro do Extra.com.br, o marketplace já representa cerca de 30% do faturamento da MegaMamute. Nesse tempo, ajustes foram realizados na operação da empresa para suprir essa nova demanda, desde aumento da equipe e reorganização interna de atividades, além de integrações no sistema.
Hoje o Carlos, a Cristiane e toda a equipe da MegaMamute analisam o Extra.com.br como um canal de vendas eficiente, robusto e que, principalmente, converte. Possibilitou que a empresa acentuasse ainda mais sua curva de crescimento e se consolidasse no mercado como uma grande loja especializada em tecnologia. A Mega Mamute é semelhante a tantos outros lojistas com cases de sucesso, que também tiveram visão e tem o Extra Marketplace como um grande parceiro.